Dicas Para Uma Pintura Perfeita à Pistola

Pode pintar praticamente tudo à pistola, mas um projeto simples com pistola pode transformar-se num desastre se for mal aplicado.
Pintura irregular é um problema comum que pode ser evitado se a aplicação for feita de forma correta. Aqui estão algumas dicas gerais para tornar seu próximo projeto de pintura com pistola num sucesso.

Obtenha os produtos certos

Se não tiver certeza de que tipo de tinta ou pistola comprar, pode sempre consultar-nos.
Qualquer que seja a cor do seu interesse será afinada no momento em qualquer uma das nossas lojas, pelo que terá um leque alargardo de opções.

Trabalhe numa área bem ventilada


Lugares ao ar livre são os melhores para pinturas à pistola. Tente trabalhar fora da luz direta do sol e espere um dia sem vento para evitar que detritos caiam na tinta ainda molhada.
Se for realizar uma pintura em um ambiente interno, abra as janelas e cubra todas as superfícies para evitar acidentes.

Cubra todas as áreas expostas


Use plásticos de proteção ou jornais para proteger as superfícies que não quer deixar sujas. Como a tinta se espalha pelo ar, convém deixar toda a área protegida pois se não tivermos cuidado, encontraremos uma leve camada de tinta em todo o redor.

Use uma máscara e luvas


A tinta na maioria das vezes é tóxica, por isso é uma boa ideia usar uma máscara. Coloque também um par de luvas descartáveis se não quiser sujar as mãos com tinta.

Prepare a superfície


Para obter uma cobertura agradável e suave, é essencial começar com uma superfície limpa. Lixe todas as imperfeições ou tintas antigas. Após isso, limpe muito bem a superfície para remover qualquer poeira.

Comece com uma camada de primário

Dependendo do projeto, poderá por vezes saltar esta etapa, mas geralmente será uma boa ideia começar com uma nova camada de primário.
O primário, ajuda a tinta a aderir de forma uniformemente e, se não aplicar primário primeiro, provavelmente acabará a precisar de mais demãos para uma cobertura completa.

Não aplique muito perto ou muito longe


Teste o bico num pano ou em uma área imperceptível primeiro.
Aplique de 15 a 20 cm de distância da superfície uma camada fina e uniforme enquanto move a pistola em um movimento circular de um lado para o outro. Várias camadas finas ficarão muito melhores do que uma camada grossa e ajudarão a evitar respingos.

Deixe secar completamente

Se uma segunda demão for necessária, seja paciente e deixe a tinta secar conforme indicado na ficha técnica do produto em questão, geralmente 24 horas. Quando estiver satisfeito com a cobertura, deixe secar por pelo menos mais 24 horas.

Principais Ferramentas Utilizadas na Carpintaria

Se está a planear iniciar um novo projeto relacionado com carpintaria, este artigo irá orientá-lo sobre as principais ferramentas que os carpinteiros têm no seus estúdios de carpintaria.
São necessários vários tipos de ferramentas nestes espaços de trabalho, no entanto, o tipo de ferramentas dependerão do tipo de projetos que pretende trabalhar.

Ferramentas básicas de carpintaria e o seu uso

A carpintaria é uma profissão que exige muita habilidade. As ferramentas de carpintaria são necessárias para cortar, dar forma ou mesmo instalar certos materiais básicos de construção em madeira.

A seguir vamos apresentar algumas das principais ferramentas na carpintaria:

Cinto de ferramentas

O cinto de ferramentas é obrigatório para qualquer profissional que pretenda realizar projetos de carpintaria.
Um cinto de ferramentas é um kit bem organizado que permite que carregue todas as ferramentas necessárias junto ao corpo e que trabalhe de forma eficiente e segura.

Brocas

As brocas são essenciais para perfurar blocos de madeira. As brocas vêm em diversos formatos e tipos e é muito importante ter uma variedade de brocas na sua caixa de ferramentas.

Fita métrica

A fita métrica é uma das ferramentas mais úteis para trabalhar com madeira. Normalmente um bom carpinteiro mede a madeira duas vezes antes de cortá-la.

Nível

Como saberá se uma superfície é horizontal (nível) ou vertical (prumo)?
Muitos profissionais, incluindo carpinteiros, pedreiros ou outros trabalhadores da construção civil utilizam um instrumento especializado, o nível . Com este instrumento conseguem verificar a inclínação da superfície do material que está a trabalhar.
O nível é outra ferramenta essencial para carpinteiros e permite que eles façam cortes perfeitos horizontal ou verticalmente.

Serra circular

Uma serra circular é uma ferramenta elétrica e é essencial em projetos mais elaborados de carpintaria. Pode operá-la cortando blocos em linha reta com alta precisão. O equipamento é perfeito para cortar paíneis de madeira de média densidade.
Saiba como utilizar uma Serra Circular.

Furadeira

O tipo mais básico de ferramenta elétrica usada para fazer furos é a furadeira.
As opções variam de acordo com a utilidade. As especificações da furadeira podem ser escolhidas com base no tamanho do furo, gatilhos e equipamentos adicionais.

Não há dúvida de que a carpintaria oferece um campo amplo e profundo de experiência a ser explorado.

Esperamos que esta lista de ferramentas essenciais de carpintaria tenha apresentado soluções para os seus projetos.

Como Utilizar Uma Serra Circular

A serra circular é a ferramenta ideal para fazer cortes rápidos em tábuas de madeira, porém o uso incorreto da serra pode ser perigoso.
Se precisa de aprender como utilizar em segurança uma serra circular, iremos partilhar algumas dicas ao longo deste artigo.

As partes de uma serra circular

Para entendermos melhor o funcionamento da serra circular, devemos primeiro conhecer as diferentes partes que a compõem:

• Lâmina: A lâmina geralmente fica à direita do motor. Se for canhoto, pode optar por uma serra circular com a lâmina no lado esquerdo do motor.
• Proteção da lâmina: esta proteção é recolhível e cobre a lâmina quando ela não está a cortar. Assim que terminar de cortar, a proteção recolhe automaticamente.
• Cabo: Esta é a parte que deve segurar ao empurrar a serra para a frente para cortar.
• Alça frontal: é uma alça secundária para a outra mão. Ajuda a guiar a serra ao longo da linha de corte.
• Interruptor de bloqueio do gatilho: é um recurso de segurança que evita que a serra ligue quando o gatilho é pressionado acidentalmente.

Equipamentos de segurança

Se estiver a trabalhar com uma serra circular com fio, certifique-se de que tem uma extensão com tamanho que lhe dê espaço suficiente para se movimentar.
Equipamentos básicos de segurança como óculos de proteção, máscara e protetor de ouvido, irão minimizar o risco de lesões durante o trabalho.

Como cortar e manusear a serra com segurança

Aqui está um guia simples que pode seguir para usar uma serra circular e obter um corte perfeito:
1. Meça a madeira que pretende cortar e marque a linha de corte;
2. Prenda a madeira firmemente na sua área de trabalho;
3. Prenda a lâmina adequada à serra;
4. Confirme o ângulo de corte;
5. Conecte a serra a uma tomada elétrica se for o modelo com fio;
6. Certifique-se de que a placa de base está na borda da madeira perto da linha de corte;
7. Levante a proteção para expor a lâmina;
8. Pressione o interruptor de bloqueio e puxe o gatilho para aumentar a velocidade da serra;
9. Execute o corte, garantindo que segue a linha, mantendo a placa de base plana;
10. Deixe a serra cortar lentamente. Não empurre a serra com muita força para evitar sobrecarregar o motor;
11. Assim que a serra chegar ao final da linha de corte, solte o gatilho e levante a serra.

Este artigo não dispensa a utilização da ficha técnica. Para uma utilização correta de qualquer equipamento deverá consultar a respetiva ficha técnica ou em caso de dúvida falar com um assistente comercial.

Fitas de Reboco

Mesmo para os mais desafiantes trabalhos de renovação em superfícies exteriores, como reboco ou alvenaria, a gama de fitas de reboco oferece a combinação perfeita entre elevado poder adesivo, resistência a condições climatéricas e aos raios UV e excelentes propriedades de proteção.

Tesa 4172
Com a fita adesiva standard para reboco 4172 da tesa consegue proteger as superfícies sensíveis e levar a cabo os seus trabalhos de pintura, alvenaria e de reboco de forma limpa e profissional.

Tesa 4370
Fita adesiva em tecido revestida a polietileno com 8 semanas de resistência aos raios UV. Se quer proteger superfícies sensíveis aquando da construção de uma casa ou da realização de outros trabalhos exteriores, a fita adesiva em tecido revestida a polietileno 4370 da tesa é a sua escolha!
Tesa 4363
Fita adesiva em tecido revestida a polietileno com 2 semanas de resistência aos raios UV. A fita adesiva em tecido 4363 da tesa é a escolha certa para quem quer proteger superfícies exteriores sensíveis contra manchas!
Tesa 4843
Fita de proteção para reboco para proteger perfis e revestimentos sensíveis. Boa proteção de superfícies lisas e ligeiramente rugosas; para trabalhos que exijam uma elevada capacidade de aderência, como por exemplo reboco, pintura, gesso, alvenaria e estuque.

Dalì – Bomba Elétrica

Bomba elétrica de diafragma, é utilizada para pintura de alta pressão sem ar atomizado sendo impulsionada por um motor elétrico que aciona um excêntrico ligado a um pistão o qual se encontra mergulhado numa câmara de óleo. 

O pistão no seu movimento alternado suga o óleo pressionando-o contra o diafragma feito de um material altamente elástico e resistente, que vibra à mesma frequência que o pistão. Esta acão cria uma depressão que suga e empurra o produto em contacto com o diafragma. Uma válvula especial ajusta a pressão do  próprio produto.

As vantagens deste sistema:

· Evita necessidade de ar comprimido, ideal para obra.
· Equipamento monofásico
· O sistema hidráulico controla a pressão contrabalançando as falhas
· Adequado para um vasto leque de produtos, de baixa a alta viscosidade
· Pressão e ângulo de ataque constantes durante a operação
· Diafragmas especiais em materiais de alta qualidade, oferecem longos tempos de vida do equipamento
· Facilidade de operação, limpeza e aplicação de produto

Recomendações:

· No caso de usar gerador garantir o mínimo de potência elétrica: 4,0 kW
· Usar apenas com tintas adequadas para airless
· Selecionar o bico de acordo com o produto e aplicação desejada

Resina Epóxi ES3006

A Resina Epóxi ES3006 reage com o ES36 para criar um polímero duro, brilhante e capaz de conter objetos tridimensionais.
A ES3006 tem alta dureza superficial e escasso amarelecimento, porém, sugere-se verificar cuidadosamente as condições de trabalho para evitar problemas estéticos indesejáveis.
Pode ser polido manualmente após completa secagem.
Embalagens disponíveis: ES3006 1kg, 3kg, 10kg e 25kg ES36 0,3kg, 0,9kg, 3kg e 7,50kg

Livro de Reclamações Eletrónico

A partir de 1 de Julho de 2019 todas as empresas do Grupo Tintas 2000 disponibilizam a todos os consumidores/clientes um livro de reclamações eletrónico, antecipando assim uma medida que se torna obrigatória a partir de 1 de Janeiro de 2020.

Os consumidores/clientes podem formular a sua reclamação em formato eletrónico através da Plataforma Digital do Livro de Reclamações Eletrónico (www.livrodereclamacoes.pt)

Este livro de reclamações eletrónico está divulgado no site da internet de cada uma das empresas do Grupo Tintas 2000 de uma forma destacada, podendo ser usado de igual forma como o livro de reclamações em papel.

Serviços Jurídicos do Grupo Tintas 2000.

Marcadores de Retoque

Descrição:
Marcador, de tinta transparente, para o retoque de pequenos defeitos e deterioração da cor em superfícies de madeira manchada, materiais sintéticos (melamina, laminados, PVC) e alumínio lacado.

Modo de aplicação: 
Recomenda-se aplicar por pontos ou linhas pequenas, evitando linhas contínuas.

Características Técnicas: 
Marcador com tinta de secagem rápida, resistente à água e estável à luz, pode ser posteriormente envernizado.

Campos de aplicação: 
Áreas onde é necessário reparar falhas de cor, deixando visíveis os veios da madeira.

VICOLOR – Acabamentos para Vidro

Acabamento poliuretanico de natureza acrílica de dois componentes, para interiores, especialmente formulado para aplicar sobre superfícies de vidro. Pode aplicar-se um acabamento acrílico ou poliuretanico transparente sobre o VICOLOR para maior resistência. Catalisa-se com VICOLOR CAT de 15 a 20%.

  • Não amarelece
  • Elevadas prestações ao nível estético
  • Excelente adesão ao suporte
  • Excelente poder de cobertura
  • Solidez à luz
  • Resistência à limpeza

Embalagens de 1LT, 5LT, 10LT e 25LT Disponível em cores de catálogo.

Disponível em embalagens de 200g e 500g